Um novo marco foi alcançado na educação brasileira, com a taxa de abandono escolar no ensino médio atingindo seu nível mais baixo desde 2007. De acordo com os dados do Censo Escolar de 2025, a taxa de abandono nas escolas públicas caiu para 2,5%, uma redução de 34% em relação a 2023. Essa melhoria é atribuída, em parte, ao programa Pé-de-Meia, que oferece bolsas para estudantes do ensino médio. Além disso, as taxas de reprovação também mostraram uma tendência de melhoria, com uma queda de 44% no ensino médio e 67% nos anos finais do ensino fundamental. O ministro da Educação, Leonardo Barchini, destacou a importância de uma série de ações governamentais, incluindo o aumento de matrículas de tempo integral e o financiamento de programas federais, para esses resultados. No entanto, é importante notar que a relação causal entre o programa Pé-de-Meia e as taxas de abandono ainda depende de estudos mais aprofundados.
A taxa de distorção idade-série, que mede o percentual de estudantes com 2 ou mais anos de atraso escolar, também mostrou uma melhoria, passando de 24,3% em 2022 para 17,6% em 2025. Já no ensino fundamental, o abandono manteve sua tendência de melhoria, chegando a 0,2% nos anos iniciais e 1% nos anos finais.
O programa Pé-de-Meia, que tem um custo anual de cerca de R$ 12 bilhões, é considerado uma vitrine do governo Lula e prevê bolsas mensais e uma poupança para alunos, que pode ser retirada ao fim de cada ano.
—
Fonte: WWW1.FOLHA.UOL.COM.BR – [Leia a matéria completa](https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2026/06/abandono-no-ensino-medio-cai-34-apos-pe-de-meia-e-chega-a-menor-nivel-desde-2007.shtml)
Fonte: Www1.folha.uol.com.br



0 comentários