A prefeita Adriane Lopes vai concluir todas as obras das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) que estão paradas em Campo Grande. Por meio de articulação política, a chefe do Executivo angariou R$ 21 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que já está na conta da Prefeitura. A boa notícia foi dada em meio a uma reunião na Semed, com o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Anderson Wilson Sampaio Santos, nesta quinta-feira (3).
A prefeita Adriane, junto ao secretário de Educação Lucas Bitencourt, ao deputado federal Dagoberto Nogueira, vereadores da Câmara e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentou os avanços da educação infantil da Capital desde que assumiu a gestão.
“Hoje, saímos daqui com uma excelente notícia do FNDE. Campo Grande vai receber R$ 21 milhões do governo federal para a conclusão das cinco obras restantes — sendo uma escola e quatro unidades de educação infantil (EMEIs)”, disse a prefeita Adriane.

A retomada das obras teve início ainda em 2024, quando a prefeita Adriane entregou a EMEI Jardim Inápolis, que comporta até 300 crianças. Um divisor de águas na educação da região.
O FNDE enviou recursos para o término das obras das EMEIs: Jardim Radialista (licitada), Popular (licitada), Anache (licitada), Oliveira III (em execução) e São Conrado (em execução). Também há a obra da Escola Municipal Vila Nathália.
Além disso, foram repactuadas as obras das EMEIs: Jardim Radialista, Jardim Talismã, Jardim Colorado, Nashville, Serraville e Moreinhas II. Isso significa que o FNDE recebeu os projetos para a finalização dessas obras e que os recursos também estão garantidos e serão enviados.
Cada EMEI tem capacidade média para atender 300 crianças, o que representa cerca de 3,3 mil novas vagas. Já a escola atenderá do grupo 5 ao ensino fundamental, com a abertura de aproximadamente 700 vagas. Somados, são cerca de 4 mil novas vagas para a Rede Municipal.
“Estamos muito felizes com a retomada de todas as obras paradas na área da educação em Campo Grande. Nosso levantamento apontou 13 obras no total. Dessas, oito já estão em andamento e uma já foi entregue, que é a EMEI Inápolis. Temos um cronograma de avanço para a execução dessas retomadas. Assumimos a grande responsabilidade de concluir todas essas obras e, além disso, conquistar novas obras para a cidade”, destaca a prefeita Adriane.
“Eu só acredito em progresso quando a educação é prioridade. Investir em educação é economizar em saúde. Como diz a prefeita, não importa coloração partidária — precisamos pensar na construção de Campo Grande, com a Câmara, o Executivo, o povo e a bancada federal caminhando juntos”, disse o vereador Professor Juari, presidente da Comissão de Educação da Câmara.
O diretor de Ações Educacionais do FNDE, Anderson Wilson Sampaio Santos, salientou que a Capital demonstrou eficácia dos projetos. “Ficamos contentes em trazer recursos a cidades que investem em educação e Campo Grande apresentou projetos que contemplam essas políticas públicas”.
Campo Grande também cadastrou projetos para a construção de mais dez novas EMEIs, por meio do Novo PAC 2025. “Estamos avançando em direção ao nosso compromisso de zerar a fila de espera por vagas na educação infantil. Esse é um passo fundamental para garantir que as mães possam trabalhar com dignidade e que nossas crianças tenham acesso a um ambiente seguro e acolhedor”, enfatiza a prefeita, que também pontuou a articulação sem pensar em partidos ou bandeiras pessoais.
“A articulação que resultou nesse avanço foi suprapartidária, pensada exclusivamente para atender à população de Campo Grande. Superamos qualquer tipo de política partidária. A eleição acabou. Foram mais de oito visitas ao FNDE, com uma equipe técnica preparada, apresentando dados, números e propostas. Tenho certeza de que a mudança na política federal de retomada de obras se deu, em parte, pelas provocações feitas por Campo Grande”, finalizou.
0 comentários