Preço cai, mas nem picanha barata faz aumentar consumo

por | fev 23, 2024 | capital, economia

Os açougues andam ajudando os churrasqueiros, com queda de preços até no quilo da picanha, mas mesmo assim o consumo não reage, reclamam os empresários do setor. O problema para quem vende é a equação que começa antes da porteira abrir. O valor da arroba do boi “anda de lado”, com preço baixo desde 2023. A partir daí é efeito cascata: a indústria precisa baixar o preço ao repassar para o atacado e varejo. Lá na ponta, tem a “pressão” da queda do consumo. É a lei de oferta e procura.

Especialistas destacam que o setor ainda enfrenta os reflexos da pandemia de covid-19, que influencia no comportamento dos consumidores, como explica a médica veterinária e consultora da Agrifatto*, Laura Rezende. “O contexto ainda é desafiador, com altos índices de desemprego e baixo poder de compra da população. Isso faz com que o brasileiro migre seu consumo para produtos menos onerosos, que é o caso dos cortes de dianteiro, também conhecidos como cortes de segunda”, explica.

Valores atualizados –  A consultora Laura Rezende confirma que o preço da arroba do boi abaixou e, com ele, também a carne para o consumidor final. Não na mesma proporção. Enquanto a arroba reduziu 12,5%, no comparativo janeiro de 2023 e 2024, a carne no varejo caiu 7,4%, com um preço médio no último mês de R$ 41/kg.

“Apesar dessa queda, dado a conjuntura econômica brasileira, esse valor ainda é inacessível ou pouco acessível para grande parte da população brasileira. Além disso, as segundas quinzenas do mês, historicamente, já apresentam queda na procura pelas carnes de maior valor agregado, devido a perda do poder de compra da população pela aproximação do fim do mês”, concluiu.

0 comentários