Ministério da Saúde confirma primeiro caso da nova variante Éris da covid-19 no Brasil

por | ago 21, 2023 | brasil, capital, interior

O Brasil confirmou o primeiro caso da variante EG.5 da covid-19, uma subvariante da Ômicron, conhecida popularmente como Éris, no Estado de São Paulo, segundo informações do Ministério da Saúde.

Conforme a pasta, a notificação veio do Estado de São Paulo na noite desta quinta-feira, 17. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, com 71 anos de idade, que reside na capital paulista. Atualmente, este é o tipo mais comum no mundo todo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já registrou casos desta nova cepa em ao menos 51 países.

De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), a paciente já está curada, tendo apresentado os primeiros sintomas de febre, tosse, fadiga e dor de cabeça em 30 de julho, sendo que fez a coleta para exame laboratorial em 8 de agosto. “A informação é de que a senhora está com o esquema vacinal completo”, afirma o ministério.

Apesar da confirmação, o ministério reforça que a situação permanece estável no País e afirma que monitora permanentemente o cenário epidemiológico da doença.

Antes da confirmação do primeiro caso no Brasil, na manhã de quinta-feira, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) já havia feito alerta sobre a variante. A SBI recomendou o uso de máscaras pela população de risco, como idosos, gestantes e imunodeprimidos, em ambientes fechados.

A cepa possui mutações que conferem maior capacidade de transmissão e de escape imune, tornando-a capaz de aumentar o número de casos mundialmente e se tornar a cepa predominante. Apesar destas características, a OMS classificou a EG.5 como de baixo risco para a saúde pública em nível global uma vez que não apresentou mudanças no padrão de gravidade de doença (hospitalização e óbitos) comparada às demais.

As vacinas continuam sendo eficazes, principalmente para prevenir casos graves, reduzindo hospitalizações e óbitos. A recomendação é que os grupos mais vulneráveis, como os idosos, recebam a vacina Bivalente, que está disponível para toda a população.

A dose da vacina Bivalente, desenvolvida pela Pfizer, foi formulada com base em duas variantes da Ômicron da última grande onda registrada no Brasil, as quais ainda são responsáveis pelo maior número de casos até hoje. Essa vacina foi especificamente produzida para combater a variante Ômicron, e os frascos se diferenciam por terem uma tampa na cor cinza.

Mato Grosso do Sul não registra nenhum caso da nova variante, a vacinação contra a Covid-19 está disponível em mais de 50 unidades de saúde em Campo Grande.

Em todas as unidades, de segunda a sexta-feira, e com plantão nos finais de semana, o atendimento ocorre por demanda espontânea, ou seja, basta chegar, retirar uma senha e aguardar o atendimento.

0 comentários