A “Capital dos Ipês” continua surpreendendo com as cores em seus 124 anos.

por | ago 16, 2023 | capital

Aproxima-se o mês de junho, julho, início do inverno, e em agosto, o aniversário de Campo Grande (26), e todos os anos as comemorações do aniversário da cidade são coloridos com a florada dos ipês, um dos eventos mais belos da flora brasileira, que ano após ano encanta os campo-grandenses que lotam as redes sociais com diversos cliques pela cidade.

   O questionamento maior é: de onde surgiram tantos ipês em Campo Grande? Segundo a SEMADUR (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), no final dos anos 90, início dos anos 2000, a então gestão municipal incentivou e realizou o plantio de cerca de 5.000 mil mudas de ipês nas saídas da cidade, canteiros centrais das avenidas e parques, esta ação foi planejada e o ponto inicial para transformar e intitular a cidade como a “Capital dos Ipês”.

(arquivo escola paulo freire)

  No início dos anos 2000 também, um grupo de alunos plantou cerca de 2.000 mil mudas de ipês brancos no Parque das Nações Indígenas, foram mais de 80 alunos e vários dias de plantação, que hoje formam um lindo corredor e um dos pontos de florada dos ipês mais visitados da cidade.

Em 2020, letreiros espalhados pela cidade, ganharam Ipês com 3 metros de altura e se tornaram ponto de “selfie”, na época os letreiros foram instalados na Afonso Pena, Duque de Caxias, Gury Marques, na Praça Ary Coelho e hoje estão espalhados por toda a cidade.

Além da beleza, os ipês são fundamentais para o ecossistema, sendo a espécie recomendada para a recuperação de áreas degradadas e para arborização urbana, pois possuem crescimento moderado e raízes profundas. Acaba se tornando lar para diversas espécies de pássaros, além de proporcionar conforto térmico, reduzir a poluição, absorver os ruídos, melhorar a qualidade do ar e por consequência, melhorar a qualidade de vida na cidade, Campo Grande é reconhecida mundialmente como a Cidade Árvore do Mundo (Tree City Of de World).

(Foto: Gabriel Marchese/Foto)

 

Além de intitular a capital do estado, uma das espécies, o ipê-amarelo se tornou oficialmente o símbolo de Mato Grosso do Sul em julho de 2018 e pode ser vista não só na capital, mas em todo o estado.

0 comentários